fbpx

Neutralidade da rede pode afetar os internautas brasileiros?

Após a neutralidade da rede ser discutida na terra do “Tio Sam” e poder cair abaixo nas terras norte americanas, as operadoras de telecomunicações brasileiras já se articulam por aqui.

Mas o que é a neutralidade da rede?
De modo resumido, é a garantia de que as informações trafegadas por toda a rede tenham a mesma velocidade e que os assinantes tenham livre acesso a qualquer conteúdo disponível na internet, sejam esses páginas, fotos, vídeos, filmes, redes sociais e etc.

O que perdemos com isso?
Se a neutralidade da rede cai por terra no nosso Brasil, as operadoras que já não prestam um serviço lá de muita qualidade poderão cobrar por conteúdos específicos, como por exemplo: cobrar por pacotes de redes sociais, serviços de streaming, sites de vídeos separadamente, além de comprometer o livre acesso a informações, podendo assim até favorecer empresa X ou Y.

Com toda certeza isso será um tremendo retrocesso e certamente abrirá brechas para que as operadoras cobrem valores mais altos para que os usuários tenham uma acesso à internet com qualidade e mais abrangente!